Páginas

ARQUIVO DO WEB SITE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04 julho, 2012

Artigo: As letras na parede


Na década de 40, possivelmente em 1948, fui a primeira vez a uma igreja [exceto as três vezes anteriores em que foram batizados meus irmãos mais novos].


Éramos cinco irmãos e ocupamos todo o banco, mamãe, papai, cinco filhos (um ao colo, pois era bebê) cujas diferenças de idade eram de dois anos, exceto em relação ao primeiro para o segundo (eu), diferença de menos de um ano e meio. Então as idades eram 8, 7, 5, 3, quase 1 (uns 10 meses).

Aos sete anos de idade, eu já sabia as primeiras letras, e consegui ler na parede, acima do púlpito: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo. 8. 32).

Estávamos na Segunda Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, na Av. Guajajaras, bem perto de casa, o que nos possibilitou começar a frequentar a Escola Bíblica Dominical, pois não teríamos que pegar condução, e nem andar muito. Faltavam dinheiro e preparo físico!

O tempo todo do culto fiquei lendo aquelas letras que, juntas, formavam o primeiro versículo da minha vida.

Verdade! - verdade que vos libertará! O que queria dizer aquilo?

Só sei que gostei, pois muitos anos antes eu já era admirador da verdade, e colegas do Grupo Escolar, ou da vizinhança que não falavam a verdade, deles eu me afastava e procurava, para amigos, os que não mentiam. Foi o meu "vestibular" para a “faculdade” da Vida Cristã. Conhecer a verdade, verdade que liberta; liberdade que nos leva à verdade...

Num concurso bíblico, poucos meses depois, ganhei a minha primeira Bíblia, capa roxa, que guardo até hoje, embora tenha mudado a capa que se estragou.

Aos poucos fui aprendendo que Verdade era essa, a Palavra de Deus e o próprio Jesus, que diz: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14. 6).

E a intimidade que passamos a ter com a Palavra de Deus foi nos mostrando, aos poucos, que Jesus havia pronunciado aquela frase [versículo], e que Ele se referia à liberdade em relação ao pecado, quando ele diz no versículo 34: "Em verdade, em verdade vos digo: Todo o que comete pecado é escravo do pecado".

"Salvação é liberdade - liberdade da culpa, do juízo, do egoísmo, do medo e da morte" diz John Stott no Devocionário “A Bíblia toda, o Ano Todo.

Então, fomos aprendendo que pecado é tudo o que contraria a vontade de Deus, e que somos todos pecadores, e carentes da glória de Deus. E, como diz Jesus, aprendemos que o Caminho que leva ao Pai, à vida eterna, é Ele mesmo, somente pela fé, e que a graça de Deus se manifestara a nós pecadores através de Cristo, que se fez homem, habitou entre nós, deu a sua vida em nosso favor, e ressuscitou.

Não é um Deus "lenda", não é um Deus "morto", não é um Deus "inerte", mas um Deus vivo, ressurreto, que está à direita de Deus Pai, e adentra no coração de cada um e de todos que, espontaneamente, o recebem como único e suficiente Salvador e Senhor, quando, então, passamos a ter direito de fazer parte da família de Deus: "Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que creem em seu nome" (João 1. 12), "os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (verso 13).

Decorridos mais de sessenta anos do primeiro contato com aquelas letras na parede, ainda temos a necessidade não só de aprender cada vez mais sobre a Palavra de Deus, mas, agora, sabemos que temos a missão de levá-la a outros que não a conhecem, aqueles que ainda não receberam a Jesus no coração.

Aquelas primeiras letras na parede, no primeiro momento trazendo "indagações", continuaram martelando em nossa mente: verdade...liberdade - verdade ...liberdade!

Prezado leitor, se você ainda é escravo do pecado [e pecado é o que contraria a vontade de Deus, e não só o que a maioria pensa: matar, roubar, adulterar, mentir, etc.], lembre-se da Verdade, a única Verdade, Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo dar a sua vida em seu favor, em nosso favor.

Aceitá-Lo não custa nada, é graça, Graça de Deus derramada em nosso favor.


Edmar Torres Alves é editor do blog Sê Fiel  e colaborador do JCG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.