Páginas

ARQUIVO DO WEB SITE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

27 março, 2012

JCG MARÇO: Arrependei-vos!

Você já acreditou que sua salvação estava garantida por professar fé cristã, ou por fazer parte de determinada organização religiosa? Já acreditou que ao cumprir certos ritos e regras terá seu esforço reconhecido para que se torne cidadão do Reino dos Céus? Essa era a mentalidade dos contemporâneos de João Batista quando ele se levantou pregando uma mensagem comum as Escrituras da antiga aliança, mas ao mesmo tempo estranha àqueles que faziam uso das mesmas Escrituras para ensinar ao povo. É impressionante, mas eles não conseguiam compreender que o Senhor só restaurava Israel, segundo as Sagradas Escrituras, quando havia arrependimento coletivo. E tudo foi escrito para nosso ensino segundo a Bíblia.
Acerca da mensagem de João assim foi descrito: “E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus” ( Mt 3:1 -2). Por mais estranho que pareça, esse perigo ronda os nossos dias, o perigo de que sejamos ofuscados da necessidade de arrependimento. Por mais clara que seja a palavra de Deus, nossa natureza humana é propensa a apostasia e caso não haja vigilância, essa verdade pode não ter nenhum significado para a nossa vida cristã.
O conceito de arrependimento da Bíblia é bem claro. Vem da palavra grega “Metanóia” (Meta=Mudança, Nóia=Mente). Então, a mensagem chama a uma mudança de mentalidade. É um chamado para reconhecermos que nosso padrão de vida estava errado e, portanto, precisa ser reparado. Não é remorso, não é peso na consciência nem sentimento de culpa, mas uma mudança radical, mudança de atitude. É sair de um estado para outro, uma mudança de coração, sentimentos, vontade e objetivos.
A atitude mais clara de arrependimento é quando eu recebo a mensagem inspirada pelo Espírito Santo, (afinal, eu jamais me arrependeria sem um toque da graça divina “Jo 16.8: E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo...”) e tenho a minha alma iluminada para enxergar a santidade de Deus e a mesma contrasta com os meus pecados; isso me faria perceber o quão em trevas estou ao contemplar a luz Dele, o quão miserável sou perante a glória Dele. Eu abominaria meus pecados e passaria a desejar a santidade Dele.
O ponto principal da mensagem de Jesus foi o arrependimento. "Lc 5.32, Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento". Ele pregou e ensinou acerca dos requisitos e padrões de um cidadão do Reino, um conceito totalmente diferente do que era praticado pelos religiosos de seu tempo, e porque não dizer, um conceito totalmente diferente de todos aqueles que vivem afastados de Deus. Devemos preservar essa doutrina para que não seja também  diferente do que pregamos e vivemos.
Não usarei muitas referências Bíblicas, mas a ênfase ao arrependimento está por toda a Escritura e além de João Batista e Jesus Cristo, os apóstolos continuaram pregando o arrependimento, At 17.30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam... Sendo assim, a igreja tem o dever de ministrar arrependimento; faz parte do processo de reconciliação do homem com Deus, é grande no arrependimento que o Espírito de Deus opera a maravilhosa obra da regeneração. 
Seria muito edificante se nós cristãos tivéssemos mais curiosidade em conhecermos a nossa história, a história da igreja. Teríamos conhecimento dos períodos de trevas que ela passou, quando essa mensagem foi negligenciada e os conceitos dos escribas e fariseus (o fermento dos fariseus) prevaleciam, conceitos esses voltados para a religiosidade e formalismos vazios. Também saberíamos que grandes despertamentos aconteceram (os verdadeiros avivamentos) quando essa verdade foi revivida. Homens como Charles Finney, D. L. Moody, John Wesley, George Whitfield, Jonathas Edward, Charles Spurgeon dentre muitos outros, impactaram suas gerações com essa mensagem. Martinho Lutero em uma de suas teses dizia que arrependimento é algo contínuo, “a vida de um servo de Deus é uma vida de arrependimento” então não é uma mensagem apenas para os não crentes, mas uma vida de constante repulsa pelos tropeços que nos ocorrem em pensamentos, palavras e ações e uma constante busca pela perfeição, pela santidade.
Jesus disse que há alegria no céu por um pecador que se arrepende. Lc 15.7 “Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende....”.  Não é por um pecador que aceita o apelo ou se decide a frequentar uma igreja, se batizar, etc... Logicamente essas coisas devem ser feitas por um cristão genuíno, mas tudo isso pode acontecer sem arrependimento. Isso não seria trágico? “...Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” Lc 13.3. 
Nem sempre a tristeza pelos erros cometidos evidencia um genuíno arrependimento, mas acredito que todo arrependimento verdadeiro é precedido por tristeza, pois lamentamos profundamente nossa miséria, somos contristados e assim buscamos a Deus que derrama em nós a sua misericórdia. 2Co 7.10: "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte". Mas será que nos dias de hoje, queremos nos entristecer? Se buscarmos a igreja e a palavra por momentos de alegria e satisfação, ainda assim haverá uma lacuna que só o arrependimento poderá preencher.
A verdade é que há momentos em que queremos sorrir, quando precisamos chorar; momentos em que queremos a solução dos problemas pessoais, quando precisamos da misericórdia divina não requerida por falta de confissão; momentos em que como servos, independente da ocupação ministerial que tenhamos, queremos propagar nossa denominação, quando na verdade precisamos mostrar a necessidade de arrependimento aos pecadores.
Que o arrependimento não seja para nós uma verdade esquecida, um tema inapropriado ou pesado demais. Que possamos entender ser este o trabalho principal do Espírito Santo no coração do homem, o motivo da festa e alegria no céu, o objetivo de todo aquele que fielmente decidiu servir ao Senhor.


Pr. Edson Cabral
Pastor auxiliar da Igreja Cruzada Mundial - Jaú/SP.  Líder do departamento de ensino.  
[ predca@gmail.com ]


_____________________________________________________



APARTES


"Mudar de atitude é uma decisão de quem se arrepende, portanto: 
arrependei-vos ou todos igualmente morrereis"



Em Lucas 13:3, Jesus fala da necessidade do arrependimento, a escolha é nossa, ou nos arrependemos ou morreremos. Em Mateus 3:2 as primeiras palavras de João Batista quando apareceu no deserto pregando era sobre arrependimento: "Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus". Jesus no mesmo evangelho 4:17, quando começou a pregar suas primeiras palavras também foram: "Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus". Essa é a visão de Jesus para os homens: arrependimento.
Não importa o tamanho do pecado, sua qualidade, ou quem quer que seja. Deus não faz acepção de pessoas, todos igualmente necessitam arrepender-se para não morrer eternamente. 
Mas afinal, o que é arrependimento? O arrependimento implica identificar o erro e mudar de atitude, não reincidindo na falta. É um ato honroso. Em Jeremias 31:19, ele diz: "Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento". É necessário em primeiro lugar reconhecer nossa condição de pecador e arrepender-se.
Deus tem levantado um exército de filhos Seus, com o propósito de ser canal da Sua Palavra, amor e graça. É imperioso que os filhos se tornem um testemunho vivo do poder de Deus para transformar a natureza humana. Essa transformação deve, necessariamente, atingir o homem integral: espírito, alma e corpo. Um espírito redimido, uma alma restaurada e um corpo sadio, trazendo a carne sob sujeição. Haverá possibilidades de mudanças permanentes em nosso ser? 
Todos, sem exceção, trazemos o sinal de uma herança pecaminosa. Quando Cristo entra em nossa vida, muda o sentido e a razão do viver,  mas cedo descobrimos que o mundo da alma é complexo e carece de uma obra profunda, gradativa, que nos transforme pela virtudes encarnadas em nosso Senhor Jesus Cristo e isso só acontece se verdadeiramente decidirmos nos arrepender. Uma alma que se arrepende está bem definida em Provérbios 28:13: "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia". Mudar de atitude é uma decisão de quem se arrepende, portanto: arrependei-vos ou todos igualmente morrereis.

Maria Ivone S. De Marcos
pastora da Igreja Missionária Ministério Remissão
DUARTINA/SP


____________________________________________



"Jesus sempre produziu frutos de arrependimento 
e quebrantamento..."


O Conceito de arrependimento na Bíblia é bem claro, vem do termo Grego: Metanóia. Meta: Mudança e Nóia: Mente. E o quê quer dizer? Uma mudança radical que não trará nenhum tipo de sentimento de culpa ou remorso, mas frutos de arrependimento como diz a palavra de Mateus 3-8: "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento". Isso significa que, não adiantam as palavras ditas, mas as atitudes. Muitos falam coisas bonitas, palavras de ânimo e amor, mas a verdade é que não alimentam atitudes positivas, ou seja, não são frutos de arrependimentos que estão sendo produzidos, mas confusão de caráter e de personalidade. 
Existem momentos que queremos sorrir, quando na realidade precisamos mesmo chorar. Fatores que entristecem o coração de Deus, pois, Ele olha algo seu como prioridade, e vê que suas palavras de alerta e mandamento não são nem de longe atendidas, e muitos com isso acreditam estar no centro real da vontade de Deus, quando não estão, mas, sim, em sua própria acomodação. 
Como líderes que somos levantados pela misericórdia de Deus, precisamos incentivar e orientar o povo ao arrependimento que Jesus nos ensinou a perpetrar. “...Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" (Mateus 11-29).  Jesus sempre produziu frutos de arrependimento e quebrantamento, ensinando como prioridade o amor e a humildade, que também são submissão à vontade real do Pai. Mesmo que muitos tenham vontade de sorrir, o motivo real para Deus é de chorar. Um choro de quebrantamento e arrependimento, para que “frutos” sejam produzidos. A Solução de nossas necessidades não está nos outros ou em coisas, está além, num Deus que vive em nós. É por isso que o próprio Senhor Jesus afirmou: "Sem mim nada podeis fazer" João 15-5, e também "tudo é possivel ao que crê" – Marcos 9-23. 
A Vida não é medida pela sua duração, mas pela doação de nós mesmos. É importante que vivamos todos os dias para computar a realização dos sonhos de Deus em nosso coração. Meu desejo é que cada um de nós encontre seu propósito e execute-o, através de cada fruto de arrependimento produzido.

Sara Rodrigues
pastora da comunidade  vencedores em cristo
BAURU/SP

____________________________________________


"O arrependimento envolve uma troca de senhores, 
ou seja, do senhorio de Satanás "


E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizendo: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus.” (Mt. 3:1-2). Desde então, começou a JESUS a pregar e a dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus.” (Mt. 4:17). JESUS começou seu ministério público com a mesma mensagem de João Batista: Arrependei-vos! Ambos pregavam o arrependimento, a fim de levar o povo a odiar o mal, pregava o reino para que o povo encontrasse o bem, submetendo-se ao domínio divino. O povo devia arrepender-se porque o Reino de Deus se aproximava na pessoa e no ministério de JESUS CRISTO. Essa mensagem ecoa até hoje em nossos ouvidos, que todos nós devemos nos arrepender, porque o Reino dos céus já chegou até nós.
O significado básico de arrependimento (grego metaneo) é “voltar-se ao contrário”, dar uma volta completa. Em outras palavras, é nada mais nada menos que abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo e, através dEle, para Deus (At. 8:22; 26:18: I Pe 2:25; Jo 14:1,6). Sempre que Deus pretende dar vida, Ele dá arrependimento. (Matthew Henry). Por isso que o arrependimento é uma decisão que resulta em uma mudança de ideia, que, sucessivamente, leva à mudança de objetivo e ação. Foi o que o pensador John Blanchard, disse: Arrependimento não é uma ideia; é uma ação. O arrependimento envolve uma troca de senhores, ou seja, do senhorio de Satanás (Ef. 2:2) para o senhorio de Cristo e da Sua Palavra (At. 26:18). É uma decisão livre, que é concedida a todo aquele que ouve o evangelho e nele crê (At. 11:21). Jesus falando da tragédia que fizeram com os Galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios, e dos dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, disse que "... se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis” Lc 13:1-5. Devemos tomar essa decisão de nos arrependermos AGORA, pois se deixarmos passar o tempo para nos arrependermos, ficaremos arrependidos para sempre de termos deixado passar o tempo (Thomas Adams.) E se o hoje de Deus é cedo demais para teu arrependimento, teu amanhã pode ser tarde demais para que Ele o aceite (William Secker).
“O cristão que parou de se arrepender parou de crescer”. (John Blanchard)
— E então... vamos nos arrepender?

Régis Cirilo
Pr. Aux. da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular
AGUDOS/SP






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.