Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

01 julho, 2011

ARTIGO: Tudo novo [larga as tranqueiras...]

Tudo? Mas o que é "tudo"? A palavra "tudo" não quer dizer "quase tudo", se ela diz tudo é porque é tudo mesmo.

Talvez, quem sabe, quando se trata de palavra humana, a nossa confiança no que ouvimos ou lemos não deve, por precaução, nos levar a colocar "a mão no fogo" por aquilo, tendo em vista que há um grande risco de nos queimarmos.
Mas, quando é a Palavra de Deus, a Bíblia, não há qualquer risco de queimaduras, porque "Deus não é homem para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? ou tendo falado, não o cumprirá?" (Números 23. 19).
Ouvimos deste Deus maravilhoso, bondoso e perdoador que, se alguém se converte a Jesus, as coisas mudam, ou seja, as coisas velhas, as manias velhas, os vícios velhos, os pensamentos velhos, enfim TUDO que é velho passa, fica para trás, eis que TUDO se faz novo.
"E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas velhas já passaram; eis que “TUDO” se fez novo" (II Coríntios 5. 17).
"As nossas dificuldades, apertos, sufocos, sofrimentos e até mesmo perdas não passam vazios e sem propósito. Deus escreve uma nova história exatamente do ponto onde achamos que acabaram o espaço e as possibilidades!" (Mário Lúcio do Nascimento ).
Se fôssemos declinar aqui tudo o que muda, não haveria tempo, não existiria espaço para fazermos uma explanação completa.
Assim, vamos selecionar algumas coisas, a título de exemplo, para que não tenhamos que encerrar o texto por aqui mesmo, sem nada mostrar, quando há tudo para ser anunciado.


* Nascimento novo
Em João 3. 3, Jesus nos afiança "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus".
Seu interlocutor, então, um homem culto, questiona: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?" (João 3. 4).
O Mestre então esclarece: "Quem não nascer da água e do Espírito [Santo], não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito, é espírito" (João 3. 5-6).
Jesus deixou bem claro que é um nascimento do Espírito de Deus, não é um nascimento carnal, voltar ao ventre materno e tornar a nascer, e nem é uma ressurreição, o que só se dará no tempo do fim.
Já em João 1. 12-13, Jesus fala a respeito da conversão a Ele próprio, quando adquirimos o direito de sermos chamados Filhos de Deus, e acrescenta "os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus".

* Vida nova
Através de Paulo, Deus diz: "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em NOVIDADE de vida" (Romanos 6. 4).
Para não alongar muito, esta Palavra se resume no seguinte: quando somos batizados morremos para o velho homem, e quando emergimos das águas ressuscitamos com Ele. (Não vamos entrar no mérito da forma de batismo).


* Coração novo
Já falamos sobre isso, no dia 16.05.08 (*), quando Deus promete: "Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro neles; tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem..." (Ezequiel 11. 19.20 parte).
Já deixamos claro, naquele dia, que essa é uma promessa para Israel, e não para a Igreja, mas no contexto de Salvação através da Graça, que se manifesta pela fé em Jesus, aquele que se converte a Cristo tem a vida melhorada, pois se esforça espontaneamente para isso, e até o coração deixa de ser duro [de pedra], e se faz flexível [de carne].
Poderíamos, ainda, discorrer sobre outras coisas novas, mas o tempo e o espaço não o permitem.


Como exemplo, todavia, podemos citar:
* Espírito novo - Ezequiel 36. 27;
* Nome novo - Apocalipse 3. 12;
* Novo "ser" - II Coríntios 4. 16;
* Novo cântico- Salmo 40. 3 e Apocalipse 5. 9.

Exortando-nos à santidade, Deus nos diz através de Paulo:
"deixando a mentira, fale cada um a verdade" (...); "irai-vos e não pequeis" (...) "nem deis lugar ao diabo" (...) "aquele que furtava, não furte mais" (...) "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe" (...) "e não entristeçais o Espírito de Deus (...) "longe de voz toda a amargura e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia" (...) "antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou" (Efésios 4. 25 a 32).
Temos convicção de que a palavra TUDO, pronunciada por Deus, quer dizer exatamente o que Ele disse e quis dizer, ou seja TUDO.
Não há como vacilar diante da vontade e da Palavra de Deus, e se Ele diz que tudo se fará novo, é assim que deve ocorrer.
Temos que deixar para trás os velhos hábitos, as velhas manias, os velhos conceitos, as velhas atitudes, as velharias, as tranqueiras, enfim TUDO, e seguirmos as orientações dadas por Deus, sem o que estaríamos dando um mau testemunho de Cristo.
Se você, prezado leitor, ainda não entregou sua vida total nas mãos de Deus, se você ainda não convidou Jesus para ocupar o seu coração, faça-o agora, enquanto é tempo, enquanto Ele está ouvindo, tendo em vista que o privilégio que temos, de viver no tempo da Graça, vai ter um fim, fim que se aproxima com a tão esperada volta de Jesus.
Amanhã pode ser muito tarde!

(*) quando citamos artigo anterior, não estamos nos referindo a este “site”, mas ao nosso blog “Sê Fiel”, abaixo identificado.


Edmar Torres Alves é editor do blog do Sê Fiel e colaborador do JCG
www.sefiel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.