Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03 novembro, 2010

CARPE DIEM: Camuflagem Mimetismo e Simbiose

Na Biologia temos alguns termos muito interessantes: camuflagem, é a capacidade que determinado organismo tem de evitar a detecção por outro ao se confundir com o seu entorno, por exemplo, uma serpente jibóia inerte entre as folhas secas das árvores; mimetismo, é a capacidade que um organismo tem de se parecer com outro diferente dele, por exemplo, a serpente falsa coral, que não é venenosa, mas confunde-se com aquela que é.
A Bíblia nos conta a história de um homem e de uma mulher que mentiram a Deus. Ananias e Safira eram um casal que, vendendo a sua propriedade, reteram parte do seu valor e entregaram o resto para os apóstolos, querendo assemelhar-se aos discípulos que vendiam aquilo que tinham e entregavam todo o valor aos apóstolos para que ninguém tivesse falta de nada. Ananias e Safira foram mentirosos e perderam a própria vida por isto (Atos 4:32-5:11).
Quais os termos da Biologia acima descritos se aplicaria ao comportamento deste casal? A camuflagem ou o mimetismo? Penso que talvez os dois, pois, ou estando eles no meio dos discípulos, ou mesmo adotando um pseudo comportamento cristão, quem sabe assim poderiam ser confundidos com crentes autênticos? Deus não é confundido por estas dissimulações dos mentirosos, mas nós podemos ser: “Não mentiste aos homens, mas a Deus” (Atos 5:4). Se somos inconscientes disto, com razão ficaremos decepcionados; mas, se somos conscientes da mentira dos dissimuladores e dela participantes, certamente teremos a nossa paga. Para ilustrar isto, lanço mão de um outro termo da Biologia, a simbiose, que é a relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos de espécies diferentes, por exemplo, as mitocôndrias que são um tipo de organismo que vive dentro de determinadas células e que se alimenta do oxigênio e glicose delas, mas, por outro lado, lhes fornece a energia extra para o trabalho celular. A célula hospeda e alimenta a mitocôndria que, por sua vez, lhe fornece energia para trabalhar. Aqui temos um exemplo positivo, porém outros exemplos negativos podem ocorrer caso o tipo de associação mútua envolva interesses além daqueles aparentes.
É muito comum à fisiologista classe política brasileira este tipo de associação onde ambos, obrigatoriamente, têm de obter vantagens. Muda-se o discurso, adota-se posturas antes impensadas e se faz associações espúrias caminhando-se cada vez mais, e a passos largos, para o fundo do poço da imaturidade e da inconsistência política no Brasil. Que nós evangélicos saibamos discernir as camuflagens e os mimetismos, repudiar e denunciar a nogenta simbiose eleitoreira com a digna postura de autênticos CRISTÃOS.

Pr. Flávio Bini Bortoloti - flaviobinib@gmail.com
Bacharel em Desenho Industrial e em Teologia, pastor auxiliar na Igreja Batista Nova Esperança e professor de Teologia Sistemática na Fateo/Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.