Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

08 setembro, 2010

JCG/AGOSTO: CRISTIANISMO NA PRÁTICA


Em Oséias 4:6 diz: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...". Em 1Pedro 3:15 diz: " antes, santificai-vos a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós".
O ser humano que se diz cristão, em grande parte, está fora de foco, ou seja, perdeu-se a consciência de quem é de fato o Deus da bíblia e do porque estamos aqui. De que a nossa esperança não esta neste mundo e nem em pessoas e que muitos vão para o inferno e sequer percebemos. O fato é que estamos muito mais preocupadas com as nossas pequenas vidas terrenas, e isso está nos impedindo de ver o quão Soberano é Deus em nossas vidas.
O dois textos colocados no início referem-se ao conhecimento de Deus, pois bem; No Brasil, entre o povo evangélico vemos tantas diferenças e problemas, que em minha opinião, se devem a líderes que norteiam suas atitudes corruptas e mal intencionadas, utilizam-se do nome e da Palavra de Deus, para justificar suas ações — aqueles que distante do conhecimento de Deus, justificam seus pecados através de um falso evangelho — e que são facilmente identificados por suas condutas; Quantos são aqueles que verdadeiramente são cidadãos ativos do Reino sem que isso lhes traga alguma vantagem?
A bíblia diz que o mundo jaz no malígno, mas muitos "crentes" continuam se maravilhando e se entregando às coisas deste mundo. Jesus disse em Lucas 13:24: "esforçai-vos por entrar pela porta estreita...". E, é interessante que muitos não se esforçam, pois para que isso ocorra será necessário negar-se a si mesmo e, é aqui que reside o problema. Temos visto tantos líderes de Igrejas evangélicas colocando o homem numa posição que Deus não o colocou. Não é difícil ver pessoas "crentes" dizendo, "hoje briguei com Deus porque Ele não me atendeu nisso ou naquilo". Ora, os papéis estão invertidos, pois nós não somos nada e não merecemos nada de Deus. A palavra de Deus diz que não existe um justo sequer, todos pecaram... Disse Jesus: "Eu Sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não for por mim". Em muitas Igrejas Evangélicas, gasta-se um tempo maior com o louvor do que com a Palavra. Os eventos musicais superlotam os espaços, enquanto que uma minoria participa dos estudos biblicos. É tempo de orar, de desejar e buscar um avivamento da Palavra, que venha para restaurar a primazia da Palavra nas liturgias dos cultos, para fortalecer a Igreja contra esses ventos de doutrinas contrárias e para que os discípulos formados possam se apresentar diante de Deus aprovados, como obreiros que não tenham de que se envergonhar e que manejem bem a palavra da verdade. (II Tm 2:15)
Precisamos de fato conhecer o Deus a quem adoramos, precisamos entender o nosso verdadeiro papel neste mundo, pois, enquanto negligenciarmos o conhecimento de Deus —, bem como as consequências desse ato —, estaremos reféns das atitudes e das leis dos homens, muitas contrárias à palavra de Deus. Cito como exemplo, a recente lei Anti-Palmada aprovada pelo Presidente da República, na qual pretende punir qualquer correção por palmadas e indo contra, totalmente contra, a palavra de Deus que sabiamente nos revela em muitas passagens, que a disciplina e a correção fazem parte do bom direcionamento da criança no caminho da vida (Prov. 23:13 e 29:15) e mais, o que diremos a respeito da disciplina de Deus sobre um povo desobediente (Prov. 29:18)? Enquanto ficamos preocupados se a Igreja evangélica vai para o céu ou se Igreja evangélica está certa, o Diabo está utilizando do eficaz e velho marketing do inferno para nos desunir, destruir nossas famílias, e o pior, nos fazendo sair do verdadeiro foco da Obra de Deus.
Em 1 Pedro 2:9 está escrito: "Vós, porém sois raça eleita, socerdocio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". Neste caso, a finalidade desta nova aliança com Deus é anunciar Suas excelências, bem como, seguir Seus passos e Seu exemplo.
As eleições de outubro se aproximam e aproveito o espaço do JCG para falar um pouco do que eu considero um Voto Sábio. Antes de ir às urnas devemos nos fazer alguns questionamentos importantes e aí sim, apertar o confirma... Primeiro: Onde colocaremos nossa esperança? Como faremos nossa opção na hora do voto? Quais são nossos verdadeiros interesses? Conhecemos de fato o candidato que estamos votando e também suas propostas? O que este candidato pensa de Deus, ele é temente? Quem são os evangélicos que estão concorrendo aos cargos, são homens honestos e comprometidos? Estou orando pelo processo eleitoral brasileiro? E talvez o mais importante a ser lembrado à luz das escrituras. "Bem aventurado o Povo cujo Deus é o Senhor" – Salmo 144:15. Pense nisso e vote!
Só a unidade do povo de Deus vai mostrar ao mundo que o Brasil é uma grande nação, submissa a Deus e a sua vontade, onde o verdadeiro evangelho não é uma apresentação de uma ideia, mas o operar de um Poder, e quando ministrado, manifesta o poder de Deus em favor da salvação dos homens, tirando-os das potestades e da destruição eminente, transferindo-os para a nova vida, que leva à eternidade com o Criador. Prezados, só através da sabedoria bíblica isso é possível, pois a Igreja de Tessalônica procedia assim, se tornando um modelo para todos os crentes na Macedonia e na Acaia (1Tes.1:7).
Somos cidadãos do céu e não da terra, portanto, busquemos a Deus e estar com Ele, enquanto podemos achá-lo.


Pb. Wladimir José Buoso Ferreira
Primeira Igreja Presbiteriana de Bauru



• APARTES •


"Infelizmente, os evangélicos do
nosso tempo não são cristãos."
Se há uma verdadeira divergência na vida, ela se encontra na vida prática. Infelizmente, os “evangélicos” nosso tempo não são cristãos. A prática para a grande maioria se resume aos cultos e as “manifestações proféticas”, onde entre profetadas e revelamentos o agonizante adorador expurga os “demônios” de sua triste e paradoxal vida. Se a Escritura diz, “Antes, reverenciai a Cristo como Senhor no coração. Estai sempre preparados para responder a todo o que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1Pedro 3:15), existe então algumas condições importantíssimas, para não dizer essenciais à fé cristã autêntica.
Pedro está falando de justiça, e justiça na Bíblia fala de uma postura correta e íntegra diante de Deus. Os cristãos da Ásia Menor estavam sofrendo uma forte perseguição e Pedro os encoraja a perseverança, pois “... ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, sereis abençoados...” (1Pedro 3:14). Pedro os lembra que o melhor é desenvolver mansidão de modo que os que caluniam sejam envergonhados pelo “... bom procedimento em Cristo...” (1Pedro 3:16). Ou seja, estes cristãos são chamados a viver de tal modo que, mesmo em meio a calúnias e difamações, os adversários reconheçam que eles são excelentes de caráter.
Mas, por que isso não acontece hoje? Porque a maioria dos crentes são manipulados por lideranças, “apóstolos” e “profetas”, “ungidos” que se auto-intitulam “vozes do céu” mas cheiram o enxofre do inferno. Falam de prosperidade e bênção, mas vendem o aprisco do Senhor a candidatos, manipulando em nome de Deus os desavisados. Falta Bíblia para o povo de Deus, a Escritura ensinada de forma clara e inquestionável. Hoje as pessoas querem o show, a gritaria e o movimento desconexo, a agitação e a queda no chão como manifestação do espírito (coloco minúsculo porque é algo humano, não divino). Por isso vemos crentes com a vida ambígua, falam em línguas na igreja e em casa bate na esposa; jovens que são uma bênção no louvor, mas desobedecem aos pais; namorados com aparência de espiritualidade, mas que não saem dos motéis. As igrejas estão tão cheias como necrotérios, crentes mortos em seus delitos e pecados, vivendo longe da orientação do Espírito.
Qual a orientação do Espírito? Primeiramente, santificar Cristo como Senhor. Sem senhorio não há cristianismo; sem senhorio não há salvação (cf. Romanos 10:9). Por isso o cristianismo atual é uma farsa, pois seus adeptos querem a graça, mas não vivem segundo ela. Esquecem que a graça é de graça, mas não é barata. Exige-se da vida cristã uma postura totalmente diferente, um crucificar diário, uma submissão total. Não há cristianismo sem senhorio.
Em segundo lugar, preparação na Escritura. É triste ver os crentes que sabem mais os nomes dos “principados e potestades” e não sabem nada de Bíblia; sabem os nomes e as esquisitices dos “ungidos”, mas não sabem uma doutrina fundamental da fé. Como podem responder sobre a fé cristã se a única coisa que sabem é aquilo que o arrepio dos cultos produzem, mas acham irrelevante conhecer sobre a salvação em Cristo. Por isso os crentes atuais são ignorantes e vazios tanto ética como doutrinariamente.
Se o governo quer nos impedir de ensinar nossos filhos segundo padrões eternos, vamos temer? Não! Vamos mostrar as razões porque ensinamos disciplina, autoridade e respeito. Mas como vamos ensinar estas coisas se nem lemos a Bíblia? Como vamos responder sobre princípios se vivemos como escravos do pecado e do mundo? Como seremos sal e luz se a única coisa que os crentes atuais sabem é qual o próximo culto extravagante?
Vida cristã tem a ver com coerência; coerência está em conexão com integridade; integridade é a síntese da vida de Cristo. Se Ele for o nosso Senhor, mudará nosso caráter, e a integridade fará parte de nossa existência. Somente assim seremos capazes de “responder a todo o que vos pedir a razão da esperança que há em vós”.

Gilson Souto M. Junior - Pastor sênior da Igreja Batista do Estoril
________________________________________________________________

"Muitos correm atrás de suas próprias
vontades em detrimento do Senhor."

O Senhor Jesus ao ser perguntado quando viria o Seu reino messiânico, em Lucas 17:20, respondeu revelando alguns sinais que antecederão a Sua vinda. Ele comparou o estado das pessoas, inclusive cristãos, dos últimos dias, com as que viviam nos dias de Noé e Ló (vv. 26-30). Prosseguindo em seu ensino, após exemplificar, por parábola, a perseverança na oração, faz uma pergunta retórica: "Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?" (v. 8b).
Essa fé aludida pelo Mestre não significa apenas crer, acreditar em Deus, pois "... Até mesmo os demônios crêem - e tremem!" (Tg. 2:19); ou seja, pode-se crer que Deus é real, que Ele tem "todo o poder nos céus e na terra" (Mt 28:18), que a Sua Palavra é a verdade, mas não submeter-se. Fé implica em sujeição ao senhorio de Cristo, aos seus ensinos e vontade; santificar-se – palavra um tanto quanto em desuso no meio cristão, não acha? – a verdadeira fé é fazer toda a vontade de Deus e não a sua própria; é negar-se a si mesmo; é dizer: faça-se a tua vontade e não a minha.
O cristão hodierno se não se aperceber estará vivendo uma espécie de hedonismo evangélico. Na Grécia antiga o hedonismo era o ensino que afirmava ser o prazer individual e imediato o supremo bem da vida humana. O hedonismo moderno vai além, defendendo, ainda, que se tem de evitar tudo o que possa ser desagradável a si. Por isso, não é de se estranhar que não se pregue muito sobre renúncia, negar o seu eu, e se valorize somente a busca daquilo que Deus pode me dar. Muitos crentes têm corrido atrás de suas próprias vontades e desejos, em detrimento da vontade do Senhor. Entendo que a culpa desse foco distorcido, senão, todo ele, recai sobre pastores e líderes que têm apresentado um evangelho diluído e contaminado, que não exige a renúncia do eu, tenta esconder que "no mundo tereis aflições" (Jo. 16:33), maquia a vida de santidade (sem a qual ninguém verá o Senhor) e incentiva exacerbadamente a busca de sonhos, posses e bens, de modo egoísta. O crescimento espiritual saudável se dá mediante "o leite racional, não falsificado" (1Pe. 2:2). A esses, bem como àqueles que tentam justificar suas ações erradas e pecaminosas utilizando-se da Palavra de Deus, o Senhor julgará naquele grande dia (Mt. 7:21-23). Não se engane, pois todos nós prestaremos contas ao Senhor!

Jerônimo Dantas - Pastor da igreja IEQ de Cosmos/RJ
________________________________________________________________

"... Muitos estão se esquecendo da diferença
entre o Santo e o Profano."

Em Pedro 3-15 percebemos a falta de temor ao Senhor que há no coração dos homens, e ainda, a falta de estrutura e de conhecimento bíblico das pessoas. Vivemos uma geração que lê e medita muito pouco sob a Bíblia, demonstrando superficialidade em sua oração e devoção, o que afeta certamente a conduta espiritual da Igreja e, em contrapartida, a sociedade cobra resultados rápidos em consequência da sua fé, o que chamamos hoje de teologia da prosperidade. A mesma, que leva as pessoas acreditar que mediante a sua "fé" (nesta teologia) irão conquistar coisas materiais, não importando, se lesando alguém ou passando em cima; o que importa é demonstrar que os seus bens representam a aprovação de Deus em suas vidas, ou seja, o material é igual ao quanto você é abençoado.
Infelizmente, vemos nos jornais cada vez mais escândalos com cristãos que por causa da falta de conhecimento e prática da Palavra, prejudicam a propagação do Evangelho de Cristo e seus resultados na vida das pessoas. Para nós, o que resta é interceder ao Espírito Santo nos ajude e aos Líderes, a levar a Igreja de Jesus Cristo à origem para a cura deste mal, ou seja, ao conhecimento real da Palavra, pois o Evangelho não consiste em palavras, mas na verdadeira prática de vida. E por falar em prática, segue na contramão disso a lei Anti-Palmada que proíbe o uso da correção em crianças, (claro se necessário), como já alertado em provérbios 22:15, que uma criança disciplinada não trará vergonha a seus pais.
É bem verdade que os pais de hoje estão sobrecarregados com tantas coisas (trabalho,estudo,etc), e preferem barganhar e realizar os gostos pessoais dos filhos do que gastarem tempo com eles — outro erro. Devemos investir mais tempo em nossos filhos, ensinando-os a andar no Caminho e a colher bênçãos de Deus. No meu ponto de vista, muitos evangélicos se entregam às coisas deste mundo por uma falta de referencial de Deus e de fé — esquecendo-se da diferença entre o Santo e o profano. Muitos dizem se entregar a Cristo, mas não querem se sujeitar à palavra deixando tudo para trás (1 João 5:19), onde muitos fatalmente se esquecem das promessas de Deus para seu povo — um futuro milagroso — dentro da nossa verdadeira Pátria.

Sandro Lino da Silva - Pastor presidente da ACIEJ / Jaú
________________________________________________________________

"Como Cristãos temos que manter a ordem
e o fundamento da Palavra em nossos lares"

Depois de uma longa data e uma grande espera, nós que nos descrevemos Cristãos, estamos verdadeiramente vivendo a palavra de Jesus, como em Lucas13-24. "Entrai pela porta estreita porque muitos procurarão entrar e não poderão". Vivemos uma época em que nunca se esperou tanto do evangelho como agora, mas mesmo assim, estamos diante de Leis absurdas, crimes e abusos contra todos os seres humanos, filhos de Deus. Pois bem, esta é a hora de se manifestar os verdadeiros Cristãos, que Jesus chama em (João 4-24).
A recente Lei Anti Palmada, que proíbe qualquer pai a corrigir seus filhos, em minha opinião, uma leis de homens, que nosso governo terreno tenta nos impor e nós como verdadeiros servos e cidadãos dos Céus, temos como base as Leis Celestiais e devemos mantê-las na vida de nossas famílias. "O que retém a vara aborrece seu filho, mas o que o ama cedo o disciplina" (Prov. 13-24). Essas Leis surgem na verdade, como uma afronta, uma forma de atacar os princípios cristãos, indo contra os três pilares que sustentam o mundo, sendo estes: Família, Educação e Igreja, e que, aliás, quando um deles se abala todos ficam comprometidos. O fato é que não podendo corrigir em casa, certamente faltará ordem e disciplina nas escolas e em outras instituições de uso comum e então corremos o risco de com o passar do tempo, não haverá mais pessoas de caráter neste mundo. Nós como Cristãos temos que manter a ordem e o fundamento da palavra em nossos lares, assim nossa família não se perderá.
Creio que desmandos como este estão acontecendo porque os valores cristãos estão perdendo, e povo está se tornando cada dia mais materialista e a busca por Deus acaba sendo pelo o que ele tem para dar, e não pelo que ele é. Criando um povo mesquinho e presunçoso, mais amante do dinheiro e de si mesmo do que qualquer outra coisa. Uma porta aberta para a instalação do Mundo dentro de nossas Igrejas e instituições, onde muitos de nós até mesmo líderes, se perdem na mentira e no engano do Maligno, pregando um evangelho de prosperidade e materialismo, que não tem relação nenhuma com o Senhor.

Aguinaldo Silva - Pastor da igreja O Aprisco da Ovelhas/Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.