Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

21 maio, 2010

JCG/MAIO: NÃO ESQUEÇA SUA ALMA!


O cristão do século XXI, mais do em que qualquer outra época, sofre a influência da filosofia e do sistema deste mundo.
A ideologia dominante é o secularismo, o qual defende a ideia de que o que vai determinar aquilo que é certo ou real são os nossos cinco sentidos; tudo é questão de ponto de vista, inclusive a religião e a moralidade.
Como produto do secularismo, as decisões não tomam por base os princípios divinos, mas aquilo que se acha ser o certo, tendo como prioridade o sucesso material e financeiro e a busca do prazer e da satisfação pessoal. A regra é "se você acha que isso vai te satisfazer, então vá em frente!"
Qual a consequência disso? O individualismo, que conduz a pessoa a voltar à atenção para os seus próprios desejos, o egoísmo que impede a generosidade e alimenta a ganância, e o ceticismo, que leva o indivíduo à dúvida, ao questionamento e à incredulidade.
Essa ideia é muito bem elaborada, formatada e sutilmente incutida na mente, através dos diversos veículos de comunicação. Se aqueles que servem a Deus não estiverem atentos, caem e se embaraçam nos imperceptíveis fios dessa teia maligna.
No Evangelho de Lucas, capítulo 12, o Senhor Jesus trata sobre isso. O texto é claro em dizer que, mesmo havendo a presença de uma grande multidão, "Jesus começou a falar primeiramente aos seus discípulos..." (v.1/NVI ). E, enquanto o Mestre ensinava, alguém da multidão lhe interropeu, pedindo que o Senhor convencesse a seu irmão a dividir a herança com ele. Jesus lhe responde, mas, em seguida, volta-se novamente aos seus discípulos para alertá-los: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste dos seus bens" (v. 15-NVI).
O Senhor alerta aos que o seguem para que tenham cuidado com os desejos que brotam no coração, como resultado das atividades, ocupação, desejos de conquista e sucesso. Ele, que esteve juntamente com Deus, o Pai, no processo da criação do homem, sabe que tudo começa na alma, sede dos pensamentos e o centro da vontade, emoções e sentimentos. A partir de então, Jesus ilustra seu ensino contando a Parábola do Rico Insensato (vv. 16-21).
O Mestre é claro em dizer que o homem desta parábola era rico, e a terra que produziu com abundância era propriedade sua. Ele não diz que a riqueza desse homem era de origem escusa. Também, o ganho obtido foi honesto e, por certo, contou com a bênção dos céus, já que toda boa colheita depende do tempo favorável. Conclui-se, que o problema não é ser rico, mas o modo como a riqueza é tratada pelo indivíduo.
Na verdade, se o cristão não cuidar de sua alma, não somente a riqueza, mas os valores da vida cotidiana, bem como as preocupações e a agitação do dia a dia podem sufocar os princípios divinos que foram semeados pela Palavra na alma. Em outra parábola, a do Semeador, Jesus é categórico em afirmar que a Palavra de Deus torna-se infrutífera, pois as preocupações desta vida e o engano das riquezas, como espinhos, a asfixiam no solo do coração (Mt. 13:22).
Perceba que Jesus não condena a riqueza nem as atividades da vida diária; sua admoestação é como as tratamos. Será o grau de importância delas em nosso coração que conduzirá a vida espiritual à inércia, à paralisação, e consequentemente à neutralização do fruto do Espírito.
O diálogo que o homem da parábola em questão, tem consigo, com sua alma, revela exatamente a neutralidade da gratidão a Deus e do amor ao próximo. Seu colóquio interior revela um coração egoísta, voltado somente para si, através das expressões usadas: "minha colheita", "meus celeiros", "minha safra", "todos os meus bens" (vv. 17,18-NVI). Não é a colheita que Deus lhe dera, os celeiros que o Senhor permitira construir, não é a safra com a qual Deus o abençoara, nem tão pouco todos os bens que o Senhor lhe permitira administrar como um bom mordomo.
Uma conversa com a própria alma, como essa, revela quem está assentado no trono do coração. Sendo o próprio ego quem está no comando, a tendência é o afastamento dos caminhos de Deus e a transferência da confiança de Deus para os bens ou realização pessoal. "Direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se" (v.19). As prioridades mudam quando depomos o senhorio de Cristo de seu lugar de comando no coração.
O profeta Jeremias já alertava... "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jr 17:9). Não esqueça sua alma! Assim como a terra tem que ser constantemente trabalhada para que a semente possa germinar e ter um desenvolvimento saudável e frutificar, a maneira como os pensamentos, emoções, desejos, vontades são conduzidos determinará como sua vida espiritual estará. A semente é boa, mas se o solo não der as condições necessárias, não haverá bons frutos.
Se não houver um cuidado com a alma, com o que ela ouve dos outros e de si mesma, a tendência é a queda. Hoje, a alma é bombardeada com um volume imenso de informações que, se não filtradas pelos princípios da Palavra, lhe causarão danos. O modo como lidamos com a agitação da vida, a corrida por obter bens, a estabilidade financeira, as preocupações e o estresse pode tirar o vigor espiritual.
Houve um discípulo do profeta Eliseu, Geazi, que tinha tudo para ser bem sucedido e ter o melhor de Deus em sua vida; porém, não cuidou da sua alma e caiu. Assim como o rico dessa parábola, a sua conversa interior o conduziu a ações desastrosas. Por ganância, Geazi cobiçou a oferta rejeitada por Eliseu, que Naamã, em gratidão por sua cura da lepra, lhe havia oferecido (2Rs 5:20). A sequência de suas ações foi determinada por aquilo que ouviu de si mesmo. Seu fim não foi bom.
Bem disse o sábio: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida" (Pv. 4:23). Deus denomina aqueles que se preocupam mais com seu bem estar físico e material do que com Ele e o próximo como "insensato" (NVI) "louco" (RC). E não é por menos; há muitos crentes, outrora fiéis e de valores firmes, que não cuidaram de sua alma, e desejos perniciosos os contaminaram, e agora querem "ganhar o mundo" sem nenhum receio de perder a sua alma. (Mt. 16:26).
A vida é determinada pelas escolhas feitas. Tudo dependerá delas. Provérbios 16:9 (NVI) diz: "Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determinará os seus passos". A questão será se você deseja planejar sozinho seu caminho ou se permitirá o Senhor conduzir cada ação de sua vida. Na verdade, não há ninguém melhor que o próprio Deus, que conhece o fim desde o princípio, para nos guiar. Portanto, deixe sua alma, sua vida, suas decisões, seus sonhos e seus planos em Suas mãos. Seja feliz aqui e na eternidade!

Pr. José Jerônimo Dantas Neto - Pastor da I.E.Q em Cosmos, Rio de Janeiro/RJ.
-
• APARTES •

"O mundo materialista concorda com a visão,
de que é melhor ter do que ser."

O Senhor Jesus Cristo nos fala em Mateus 6-33 que devemos buscar ao seu Reino e a sua justiça, o que realmente nos mostra que a sua prioridade sempre foram essas duas coisas.
Agora, quanto as nossas prioridades atuais isso tem sido notório, um exemplo, a cantora Madonna compôs uma música a qual intitulou Material Girl (Garota Materialista), e foi sucesso mundial por muito tempo, e por quê? Porque o mundo materialista concorda com essa visão, de que é melhor ter do que ser. Mas Jesus nos disse que a prioridade é o seu Reino e a sua justiça, para que estas demais coisas venham a ser acrescentadas, por este motivo qualquer religião que o seu enfoque seja a aquisição de bens e a satisfação de necessidades pessoais é uma religião pagã e por esse motivo, a igreja materialista nos distancia da visão de Cristo, como Provérbios 29-18, nos diz: Não havendo Profecias (Visão), o povo se corrompe. Creio que é por este motivo que a igreja tem se esfriado e nos distanciado de nosso Criador, além é claro, de nos condenar a sermos igualados ao povo deste mundo e isso nos torna pagãos. Romanos 13-11 nos diz: É hora de despertarmos do sono.
Creio que hoje isso seja mesmo o estopim para as crises existenciais como a depressão, ansiedade, e etc, pois, quando olhamos para aqueles que nada fazem pelo cristianismo e são bens sucedidos, então a crise da culpa vem e com ela todas estas coisas, por isso Jesus já prevendo isso nos disse: "Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou o que beberemos ou com que nos vestiremos?...." Mateus 6-31. Esse é o maior exemplo que um cristão que possui sua alma nas mãos do Senhor deste Reino possui como atitude, a de confiar plenamente no Senhor do Reino ao qual pertence, mas sem esta revelação isso é o comum da visão materialista hoje na terra. A mensagem de Jesus foi sempre o Reino e a sua justiça, e sempre em seus sermões dizia "... O Reino dos céus é semelhante..." Este parecer somente servirá aqueles que possuem a revelação de quem é o Senhor do Reino, e terá em vivência constante a sua fiel justiça.
Sônia Cardoso - Pastora da comunidade vencedores em Cristo/bauru
_____________________________________________________

"Não se esqueça do principal.
O que é importante para você?"

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16:26.
Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna, escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia: Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal. E lembre-se: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal..." A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e joias e pelas joias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa falou novamente: "Você só tem oito minutos." Esgotado os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou... Lembrou-se, então, que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre!
"A Riqueza durou pouco e o desespero, a vida toda."
O mesmo acontece, às vezes, conosco. Temos uns oitenta anos para viver neste mundo, e uma voz sempre nos adverte: "Não se esqueça do principal!" E o principal são os valores espirituais, a oração, a vigilância, a fé e obediência à Palavra de Deus; a riqueza e os prazeres materiais nos fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado assim, esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos o essencial: "Os tesouros da alma!". "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32". Quando conhecemos a verdade de Deus para nós, encontramos o verdadeiro tesouro e somos liberados para prosperar nessa vida, vivendo a plenitude do propósito de Deus para nós.
Não vivemos mais para sermos felizes, mas somos felizes porque vivemos a verdade que liberta. Leia Lucas 18:18-23.
O fato é que a maioria do tempo somos senhores de nossa própria vida, por isso, quando somos chamados à uma renúncia legítima e a um envolvimento mais profundo com o Reino dos Céus, agimos como o jovem citado em Lucas, saindo frustrado e insatisfeito com as pessoas e consigo mesmo. "Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico".
Não se esqueça do principal. O que é importante para você?
Alessandro Moreno Barbosa - Pastor vice presidente do COMPEV/Bauru
_____________________________________________________

"Uma vida focada em riquezas,
está fora da essência do Evangelho"

Quando criança, vivia num sítio na cidade de Suzano/SP, e me gabava com meus coleguinhas..."Meu pai tem um sítio de sete e meio alqueires". Naquela época, não dizia isso não por maldade, mas porque, me dava uma "sensação de segurança". Passaram-se mais de cinquenta anos desde então, mas ainda ouço comentários em nossas igrejas, tipo: "olha o carrão do fulano e etc". Cristão ou não, o ser humano sente certa segurança nos bens materiais que possui, o que é legítimo, pois faz parte da provisão de Deus para as necessidades humanas. Erro é perder o equilíbrio e cultivar o desejo de ter cada vez mais, num materialismo desenfreado, que cultiva a matéria e descuida da alma, esquecendo-se que a matéria é finita e a alma é eterna. Leia Provérbios 30.9.
Jesus afirmou: "Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (MC 8.36). A verdade, é que alguns cristãos não sabem exatamente em que está focada a sua própria vida e caminham por décadas na vida cristã lutando contra as suas próprias fraquezas, ora animado a servir a Deus, ora se desmotivado, de acordo com sua condição financeira. O fato é, que se a minha vida está focada em riquezas, estou totalmente fora da essência do Evangelho e esse desequilíbrio leva ao materialismo doentio —, que assola a vida moderna —, talvez o pior dos males, que desnutre o coração e levam às doenças como depressão.
Quando olho para a minha caminhada, (desde os 15 anos) vejo que passei décadas tentando agradar a Deus com todas as minhas forças, até perceber, que a questão na verdade, não é o quanto posso fazer pela obra de Deus, mas sim, até que ponto faço a vontade de Deus através de minha vida. O profeta Isaías registrou isso muito bem. "Todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei ara minha glória, a quem formei e fiz - Is 43.7". Hoje, percebo que a minha parte no Reino não é desenvolver projetos grandes ou caros, na verdade, Deus quer que eu seja submisso aos projetos d’Ele, diariamente. Devemos estar atentos e não nos deixar levar pelas circunstâncias, mas somente pela vontade do Senhor.

Mitsuo Namba - Pastor da Igreja holiness/bauru
_____________________________________________________

"... A alma, morada de nossos sentimentos,
tem fome que riqueza alguma pode saciar!

Em um mundo onde se cultiva a ideia de que coisas são mais importantes do que pessoas, a busca pelo material é sempre o foco. As pessoas são avaliadas pelo sucesso que alcançam ou pelos bens que possuem.
A competição se instala para que o detentor do maior poder possa se perpetuar e acumular mais e mais riquezas. A alma, morada de nossos sentimentos, tem fome, que bem ou riqueza alguma, pode saciar. Fome do Criador, de seu estado original, de estar junto daquele que supre toda a sua carência. Quando nos afastamos de nossa origem, o vazio gerado pela perda do propósito gera em nós o desejo de completar uma tarefa com ferramentas inadequadas, empreitada que certamente não terá o final que se espera. Assim sendo, quando Jesus diz: "Onde estiver o tesouro do homem, ali também estará o seu coração", Ele quis dizer que o Reino dos Céus não será estabelecido enquanto o coração do ser humano estiver focado no que é material. Por isso, inspirado pelo Espírito Santo, Paulo escreve a Timóteo dizendo: "O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". Esta afirmação nos coloca novamente frente a frente com o nosso propósito original —, Deus nos criou para o louvor e a honra de sua Glória, tendo ELE, nos dotado de bens materiais, recursos terrenos e riquezas apenas como ferramentas para implantação do seu Reino, fazendo com que abundemos em tudo e em toda graça, para que possamos abastar, abençoar, curar, organizar, implementar e instalar um governo de alegria, paz e justiça.
Acredito que os bens materiais são apenas meios pelos quais podemos cumprir o propósito de Deus em nossas vidas. Mateus 12:35 diz: "O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más." Tudo depende de sabermos a serviço de quem estamos. Somos mordomos do Senhor, a quem pertence a honra, a glória e a majestade? Reconhecemos que tudo é Dele? Somos despenseiros fiéis? Somos Dele e entendemos que tudo é Dele! Assim então, nossa alma estará segura e guardada! Além disso, o que se requer do despenseiro é que seja achado Fiel. I Coríntios 4:2. Pensem nisso!
Ubiratan Sanches - Pr. IG. Evangelho Quadrangular . Octávio Rasi /Bauru
-----------------------------------------
• PARTICIPE DO CIDADE GOSPEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.