Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17 janeiro, 2009

PENSATA: Pelo Sincretismo Religioso

Vivemos na pós-modernidade, era a qual todo o conhecimento está acessível ao ser humano, graças às suas invenções tecnológicas. Todos os povos vivem numa aldeia global e podem se comunicar pelas mais variadas formas de tecnologias inventadas para suprir as necessidades do homem. Com tanto conhecimento e tanta evolução, ainda encontramos povos com culturas voltadas para a destruição de sua própria espécie, de sua própria sociedade. Infelizmente assistimos de camarote a guerra de Gaza entre Israel e o movimento radical Hamas, que não parece ter um fim diplomático. Recentemente Osama Bin Laden, botou mais lenha na fogueira, divulgando um comunicado convocando a "guerra santa" (Cruzadas e Jihad Islâmica) para terminar com a ofensiva israelense na Faixa de Gaza. Protestantes e católicos se digladiavam em bombas e seqüestros na Irlanda no Norte. Católicos envocam serem os "representantes" de Deus na Terra. Evangélicos vivem em desacordo com outras religiões e assim por diante – aonde vamos parar?
Jesus, Jeová, etc, seja qual for a designação, Deus é um só. Porque Deus é o amor, é a prática do bem, é respeitar o próximo, é fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você mesmo. É amar sem esperar retribuição, é não trapacear, não desejar o que pertence ao outro. É limitar o seu direito até onde começa o direito do outro. É afagar uma criança com esperança e educação, é dar respeito aos mais velhos pela experiência adquirida. É ser tolerante com a cultura e conhecimento alheio, é respeitar as diferenças e as provações que Deus nos deu como encargo. Não julgues para não ser julgado.
Não possuem a essência de Deus aqueles que mal-dizem, que roubam e trapaceiam o próximo, que se apodera do cargo eletivo para benefício próprio e não da coletividade. Não são de Deus aqueles que priorizam a matéria, a luxúria, a vaidade, a soberba, o orgulho, a avareza. Aqueles que vivem de imagem, que vivem só para o corpo em detrimento da alma.
Usar o nome de Deus para cometer atrocidades é usar o nome do Senhor em vão. Está na Bíblia. Estamos nos aproximando do choro e do ranger dos dentes. A separação do joio do trigo está próxima. E ficará os homens de boa vontade. Você é um deles? Que todas as religiões caminhem para um só Deus. O Deus de todos nós!


Selma Coelho - Jornalista